sábado, 8 de junho de 2013

[3] - LPCXpresso LPC1769 - Primeiros Passos.




Red Suite é um framework de desenvolvimento baseado no Eclipse IDE.

Vamos abordar os primeiros passos e uma breve explicação deste novo ambiente.

  • Workspaces

Quando você inicia pela primeira vez o Red Suite, você irá ser perguntado para escolher um Workspace, como Figura 1.

Figura 1. Workspace

Um workspace é simplesmente um diretório que será usado para armazenar os projetos que você está trabalhando no momento. Cada workspace pode conter múltiplos projetos e você pode ter vários worspaces no seu computador. O ambiente Red Suite pode abrir apenas um workspace por vez, entretanto é possível rodar múltiplas instancias do Red Suite em paralelo, onde cada instancia pode acessar diferentes workspaces.



  • Perspectives and Views


O conjunto de sub-janelas que compõe a "cara" desta IDE é conhecido como Perspectiva. E em cada Perspectiva existem várias sub-janelas chamadas de Vistas(Views).

Tipicamente , a IDE opera em modo "dual Perspective". A perspectiva C/C++ é usada para desenvolvimento e navegação do código. A perspectiva de Debug é usada quando você está depurando a aplicação.  

Você pode manualmente alterar entre as perspectivas usando os ícones na parte superior direita da tela da IDE Red Suite, como mostra a Figura 2. 
Figura 2. Ícones de perspectivas

  • Major components of the C/C++ Perspective



Figura 3.  C/C++ Perspective


1. Project Explorer View
• O Project Explorer da a você uma vista de todos os projetos que estão no seu workspace corrente.

2. Editor
• No canto direito é o editor que permite modificação e e salvar o código como também setar breackpoints no modo debug.

3. Console and Problems Views
• Na parte inferior direita da tela são as vistas de console e problemas. A vista de console mostra o status de quando se compila ou depura seu código, como também mostra a saída do programa. A vista de Problemas mostra todos os erros de compilação e permite uma navegação fácil para a localização do erro na vista do editor.

4. Quick Start View
• Na região inferior esquerda, a vista Quick Start possui rápidos links para ferramentas comumente usadas. Este é o melhor local para encontrar opções como "novo projeto", "build", "debug" e "import".

  • Major components of the Debug Perspective



Figure 4. Debug Perspective

1. Registers / Variables / Breakpoints / Expressions Views

• Esse mostra todos os registradores no núcleo do processador. Os registradores são alterados passo-a-passo e ficam marcados em amarelo.
• Situado em paralelo a vista 'registradores', a vista das variáveis permite ver os valores das variáveis locais.
• Situado em paralelo a vista 'registradores', a vista de breackpoints permite você ver e modificar o conjunto corrente de breackpoints.
• Situado em paralelo a vista 'registradores', a vista de Expressões permite você adicionar variáveis globais e outras expressões que você pode ver e alterar seus valores.

2. Debug View
• Esse mostra sua 'stack trace'. No modo 'stopped' você pode clicar em qualquer função particular e inspecionar suas variáveis locais na tabela de variáveis (paralelo a vista 'registradores'). Os controles de debug podem ser encontrados na barra de ferramentas global no topo da tela.

3. Editor
• Aqui você irá ver o código que está sendo executado e pode pular linha a linha.  

4. Console View
• Na região inferior esquerda da tela está a vista do console. Durante o debugging , esta vista provê vários status de informação como também saídas do programa.

5. Red Trace
• Localizado em paralelo com a vista do console, são varias vistas que compõem o Red Trace. A vista do red Trace permite você reunir e exibir em tempo de execução informações usando a tecnologia SWV que faz parte dos dispositivos baseados em Cortex M3/M4. O exemplo aqui mostra um "rastro" da vista de interrupções. Além disso, para alguns MCU's é possível ver o "rastro" de instrução de dados baixados a partir de MCU's Embedded Trace Buffer (ETB) or Micro Trace Buffer(MTB). Para mais informações de funcionalidades do Red Trace, veja Getting Started with Red Trace document.



Obs: Novamente indico a leitura dos manuais em pdf  informados na postagem anterior e disponibilizados pela code_red. 

Na próxima postagem mostrarei a estrutura necessária para iniciar um novo projeto.


Obrigado a todos!












Nenhum comentário:

Postar um comentário