sexta-feira, 21 de junho de 2013

[6] - LPCXpresso LPC1769 - Debugging/running





Hoje vamos partir para a prática!

Como visto anteriormente, Para usar a camada CMSIS-CORE na sua apli­cação, qua­tro arquivos são necessários:

  • startup_<device>.s: arquivo de ini­cial­iza­ção, incluindo a rotina de reset, a con­fig­u­ração do stack pointer e a tabela de vetores de inter­rupção. Pode estar imple­men­tado em C ou assembly.
  • system_<device>.c e system_<device>.h: arquivos com roti­nas genéri­cas de con­fig­u­ração do sis­tema (ini­cial­iza­ção, clock, bar­ra­men­tos, etc).
  • <device>.h: arquivo de cabeçalho com definições de estru­turas e con­stantes de acesso aos reg­istradores da CPU e dos per­iféri­cos do chip.




Note esses arquivos no exemplo "ADC":

Dentro do diretório (src) do projeto ADC temos o arquivo cr_startup_lpc176x.c. Note, na figura 1, o include para o arquivo "system".

#include "system_LPC17xx.h";

Figura 1.
Pressionando o botão Ctrl e clicando com o botão esquerdo do mouse sobre (#include "system_LPC17xx.h";) a IDE abre o arquivo destino como mostra a Figura 2. O arquivo system_LPC17xx.h está no diretório CMSIS_v2_LPC17xx.


Figura 2.

Dentro do projeto ADC, abra o arquivo adctest.c, ver figura 3. Neste encontrará o include "lpc17xx.h".


Figura 3.



Da mesma forma pressionando o botão Ctrl e clicando com o botão esquerdo do mouse em cima do include, será direcionado ao arquivo destino, ver figura 4.



Figura 4.

Feito isso vamos testar o código exemplo.

Primeiro prepare sua placa para poder conecta-la a uma protoboard. Para isso é necessário um pouco de prática com solda de componentes, uma vez que a LPCXpresso não acompanha a barra de pinos de expansão de IO's. Como mostra a figura 5a.



Figura 5a.
Figura 5.


Com o projeto desejado aberto, note no painel Quickstart no canto inferior esquerdo da tela, a opção de Debug Como mostra figura 6.



  • (Debug 'nome do projeto' [Debug]).


Figura 6.

Clique e aguarde!

Note a barra de progresso inicializando a sua LPC, figura 7.

Figura 7.

Após concluído seu códio estará em modo de debug e pausado na linha marcada em verde. No canto superior direito da tela clique para visualizar a perspectiva de debug. Figura 8.


Figura 8.

Na Figura 9 é mostrado a perspectiva de debug. Nela é possível executar o código linha a linha, visualizar os valores das variáveis a cada execução de código e inserir breakpoints, entre outas ferramentas.


Figura 9.




A execução deste código exemplo apenas altera valores de variáveis. Na próxima postagem explicarei o que é um "ADC"  e mostrarei como alterar esse código para exibir no console da IDE os valores recebidos pelo "ADC".


Grande Abraço!














Nenhum comentário:

Postar um comentário